Páginas: 182, 183, 184, 185 186 e 187
Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira arquitetas
Projetar a casa que resume os sonhos de uma família é uma das maiores responsabilidades da arquitetura. Nesta residência de 560m², em um condomínio fechado em Porto Alegre (RS), houve um desafio - e fascínio - adicional ao trabalho das arquitetas Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira. A proposta é que seja o endereço definitivo do casal. Por isso, mais do que nunca, a personalidade dos moradores está presente em cada escolha. "O objetivo era, além de privilegiar a elegância, que os espaços fossem adequados para receber a família, os amigos e que cumprissem a função no dia a dia dos moraqdores", afirma Joana. Com grandes janelas que favorecem a incidência de iluminação natural durante o dia, efeitos cênicos foram trabalhados no projeto luminotécnico, como os cortineiros com sancas para, no período da noite, promoverem uma luz indireta. O pé-direito do hall favoreceu o uso de dois pendentes Mamma Mia, do designer Ronaldo Mafra, usados como destaque visual. Dentro dos conceitos da contemporaneidade, os circuitos de luz e o acionamento das persianas e ar-condicionado são controlados por meio de automação. Para as cores, a sobriedade foi a escolha, deixando que as diferentes texturas dos materiais personalizassem cada espaço da casa. "fizemos todo o projeto em uma linha contemporânea, com o uso de cores neutras e linhas retas, mas usamos materiais com textura natural, como o piso de porcelanato com acabamento concreto, as pastilhas de madeira, o veludo do sofáe das poltronas, o tapete persa em tons de vermelho, a vegetação no hall e na decoração para trazermos o aconchego de casa", conta Maria manoela. Marcenaria sob medida, desenho das profissionais especialmente para este projeto, define a função de cada espaço.
ESTILO DO PROJETO
O projeto de interiores desta casa prima pelo estilo contemporâneo, com traços retos e formas limpas, e também pela seleção de seus materiais. O toque de novidade é observado no visual cimentício do piso e em uma bem pensada distribuição dos revestimentos, que personalizam os espaços, como pastilhas, tecidos e, de forma pontual, espelhos. Peças clássicas trazem para a decoração as preferências estéticas dos moradores e não dão chances à monotonia visual.
PERFIL
Joana Deicke formou-se em arquitetura e Urbanismo, em 2008, pela UNISINOS. Mesma instituição que, no ano seguinte, graduou-se Maria Manoela Bento Pereira. Sócias no escritório Joana & Manoela Arquitetura, fundado em 2009, juntaram experiências e potencializaram afinidades. É senso comum para a dupla, por exemplo, que o maior desafio profissional é costurar as aspirações do cliente com o projeto e a execução perfeita. Assim como fazem coro que a finalização de um trabvalho proporciona um prazer imensurável. E que a Arquitetura nunca as decepcionou. Durante seis meses, Joana estudou em Londres e não descarta uma especialização em breve, atenta ao anseio de ampliar sua visão e levar ao mercado sempre novas possobilidades. Visão compartilhada com Manoela, que exalta o ano de 2014 como um período de grandes retornos e terreno fértil para os próximos que, não tem dúvida, serão ainda melhores.
CASA COR RS 2018
- Ambiente Varanda Urbana. JOANA DEICKE arquiteta MARIA MANOELA BENTO PEREIRA arquiteta Marcenaria by Andiara Móveis...
Leia maisCASA COR RS 2018
- Ambiente Feito a Grão. MARCELO POLIDO - arquiteto ANA HNSZEL - designer de interiores Marcenaria by Andiara Móveis...
Leia maisCASA COR RS 2018
- Ambiente Lounge Store. ANDRÉA PEREIRA arquiteta RAQUEL MOTA arquiteta Marcenaria by Andiara Móveis...
Leia mais