Páginas 38, 39, 40 e 41
ANA HNSZEL designer de interiores
MARCELO POLIDO arquiteto
Esta casa de 600m² e três pavimentos, localizada em um condomínio fechado de Porto Alegre, é um símbolo de equilíbrio visual. A harmonia poderia ser comparadaà uma composição musical: só que no lugar de letra e música, quem entra em cena é a forma e o conteúdo, a estética e a função, o design e a ergonomia. A metáfora do arquiteto Marcelo Polido, que orquestrou o projeto com a colega Ana Hnsel, resume o resultado da obra. "O cliente veio através da forte indicação de um amigo, para o qual desenvolvemos um ótimo trabalho e um belo relacionamento", revela Marcelo. "Desta forma, as decisões e escolhas, tanto técnicas quanto estéticas, ficam facilitadas, pois temos liberdade para escolher e total confiança em nós depositada". O jovem casal de proprietários, ligado nas tendências internacionais, aceitou de imediato a proposta de cenários cosmopolitas. "Originalmente, os ambientes eram muito escuros e não havia uma setorização entre eles. Criamos um hall de entrada destacado e um painel vazado formado por elementos verticais em madeira, para separar o living social deste hall e do gabinete", conta o arquiteto. O piso em tacos de madeira da área social, no térreo, foi um dos pocos elementos mantidos da construção original. A base neutra e aconchegante permite destacar a beleza dos paineis de pedra, marcenaria e papeis de parede, além dos móveis e objetos decorativos meticulosamente posicionados.
ESTILO DO PROJETO
"A arquitetura e a decoração cosmopolita que pretendemos fazer não têm estilo específico", sintetiza Marcelo. A premissa trata de composições equilibradas através de elementos de várias estéticas, que reforçam a característica diversificada e atemporal das pessoas que querem e sabem viver bem em qualquer lugar do mundo. "A identificação dessa forma de fazer arquitetura pode não ser fácil, mas é perceptível na sensação de harmonia que o conjunto faz", conclui.
PERFIL
A diversidade visual dos projetos assinados por Marcelo Polido e Ana Hnszel é um reflexo do perfil cosmopolita que ambos partilham. "Estamos sempre viajando, a trabalho ou lazer. Em especial a Ana, que costuma brincar que 'veio ao mundo a passeio", conta Marcelo. Com tantas referências, a inspiração pode nascer de qualquer lugar do mundo, e não necessáriamente de cenários distantes: ela está também na observação diária da rotina, na televisão, no cinema, no teatro e, claro, na internet. "Hoje, a maior limitação para busca de inspiração é o tempo. A pesquisa é infinita", pondera Marcelo. As experiências bem sucedidas da dupla geram dicas fundamentais para quem deseja trilhar o caminho do sucesso na estrada da arquitetura. "É preciso gostar muito de se relacionar com as pessoas, ter paciência, dedicação extrema, alegria em criar e humildade para recriar tudo de novo, quando preciso".
CASA COR RS 2018
- Ambiente Varanda Urbana. JOANA DEICKE arquiteta MARIA MANOELA BENTO PEREIRA arquiteta Marcenaria by Andiara Móveis...
Leia maisCASA COR RS 2018
- Ambiente Feito a Grão. MARCELO POLIDO - arquiteto ANA HNSZEL - designer de interiores Marcenaria by Andiara Móveis...
Leia maisCASA COR RS 2018
- Ambiente Lounge Store. ANDRÉA PEREIRA arquiteta RAQUEL MOTA arquiteta Marcenaria by Andiara Móveis...
Leia mais